Pular para o conteúdo principal

CORES NO JARDIM



Conforme meu nome mesmo diz, sou uma apaixonada por cores.
A vida em preto e branco, ou bege é muito monótona, não inspira!
A natureza sabe disso e se encarrega de colorir animais e plantas para atração sexual e para a proliferação da vida na terra, tornando nossos dias mais lindos.
O mestre Roberto Burle Marx,  quando "pintava" com a vegetação seus jardins-quadros  criava grandes manchas coloridas, contrastadas entre si,  verdadeiros tapetes nos projetos que realizou.Resultado de imagem para roberto burle marx obras importantesROBERTO BURLE MARX jardim no RJ

Instintivamente quando faço meus jardins tenho preferência pelas plantas azuis, já notei que é quase um "toque" do meu olho, bem como o rosa também é frequente, sem que eu possa me aperceber disso, minhas escolhas vão para esta paleta.
Mas também tenho usado o vermelho e o roxo especialmente se as plantas são de fácil cultivo e darão uma bela mancha colorida no tapete verde da natureza.
Já foi comprovado que as cores tem uma ação no que tange à psiquê humana, provocando ora melancolia, ora alegria, contemplação,Por exemplo, o verde acalma, não é à tôa que a natureza é predominada por esta cor. O azul remete ao relaxamento, o lilás à espiritualidade, o branco à quietude, o vermelho   à paixão e o amarelo ao estado de alerta, traz uma alegria imediata, acorda!
Enfim as combinações são importantes. Podemos ter jardins monocromáticos ou de extremo contraste.
Os melhores contrastes são os das cores secundárias com uma oposta no disco das cores. Por exemplo: verde e vermelho, laranja e lilás, amarelo e lilás.
Há quem prefira apenas tonalidades de verde nos jardins, uma idéia de elegância e discrição! Existem os jardins da nossa infância no campo, onde as casas de colonos  possuíam jardins muito coloridos e de flores variadas, inocentes composições multicoloridas. De tudo um pouco, com plantas medicinais misturadas ao jardim (já eram aos nossos modernos jardins funcionais).


De qualquer forma as flores atraem borboletas e insetos polinizadores, fundamentais para a continuidade da vida no planeta.
Já vi jardins sendo construídos do zero e notei a chegada dos insetos trazendo para ali a vida em sua plenitude.

Borboletas multicores e beija-flores aparecendo como que uma varinha de condão, inaugurando um novo jardim.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vida contemplativa, nossa história

Após 22 anos de trabalho e implantação do meu espaço, o Vivaio Paisagismo, aqui na Fazenda São Luiz em Mococa (a fazenda é também chamada de "Mané da Chacara" , uma alusão a meu sogro querido Sr. Manuel Esmerino Ribeiro Lima, que aqui plantou seu amor à terra), sinto-me realizada quando pessoas aqui chegam e se encantam com o lugar!  Estou temporariamente cuidando desse tesouro, somos passageiros e tudo é circunstancial, não nos esqueçamos.    Alguns nos procuram para  sessões de fotografias seja para casais que esperam seus rebentos nascerem, , noivas , modelos ou simplesmente fotógrafos vêm tomar imagens neste cenário natural e histórico. Fico lijongeada por ter colaborado para isso! Tenho aqui uma coleção de plantas que foram garimpadas na vivência desses 22 anos, seja em visitas a outras fazendas, ou presentes dados por amigos , outros jardins visitados de clientes enfim... é uma jornada longa e prazeirosa esssa do paisagismo e da jardinagem. ...

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

  DIA INTERNACIONAL DA MULHER  Encontro no Grupo Arco Iris para uma oficina de arranjos florais. Convidada pela psicóloga Tereza Cristina Naufel iniciamos a manhã com um relaxamento dirigido por ela própria. Todas as 25 mulheres presentes estão se tratando ou já venceram o câncer. Este encontro muito agradável foi vivenciado através de uma prática com arranjos florais. Foram distribuídos rizomas de Cúrcuma Longa, o nosso açafrão da terra. Meu respeito e admiração pelo trabalho do GRUPO ARCO IRIS em Mococa! Na sede da OAB Mococa, a convite da advogada Marcela Silva um bate papo com mulheres sobre diferentes nuances do universo feminino. Foram convidadas para promover o debate esta que vos fala, Silvia do Espírito Santo, Angélica Martinelli e Glaucia Scarparo. Sem que houvesse nenhum tipo de script as falas se complementaram com assuntos como a ancestralidade , a política, o casamento, o trabalho, as lutas da mulher pelo seu lugar no mundo como ser humano. As...