Pular para o conteúdo principal

MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES NO LOTEAMENTO FECHADO JARDIM DA PAINEIRA EM MOCOCA




O manejo de áreas verdes dentro de um condomínio residencial precisa atender à algumas prerrogativas.
São extensas áreas (16.300 m²) com reflorestamento, gramados, entornos de residências, calçadas e terrenos com vegetação nativa que precisa ser controlada para evitar a proliferação de animais peçonhentos .
 É preciso levar em conta os animais da fauna nativa que por ali permanecem e precisam ser preservados, como pássaros de diferentes espécies. Nesta área, que pertenceu à Fazenda São Luiz,  era um pasto com um riacho. A fauna e flora que existiam precisam ser conservadas.
a implantação do Loteamento seguiu a legislação ambiental e promoveu um reflorestamento da mata ciliar, onde 4000 árvores  nativas foram plantadas.
 Hoje, após 7 anos da implantação, muitas delas já estão produzindo frutos e flores e abastecendo a vida da fauna local.
Os terrenos desocupados precisam ser roçados periodicamente (2 vezes ao ano) com mecanização.
O paisagismo implantado continua em processo de formação. Gramado e maciços herbáceos são constantemente cuidados para manterem a paisagem do local , as espécies utilizadas precisam ser de fácil manutenção, ter durabilidade e não serem muito exigentes com irrigação .O controle de formigas e pragas também é constante.

Atualmente está sendo implantado um pomar coletivo com diversas frutíferas e outras hortaliças como abóbora, batata doce, amendoim que são forrageiras para manter o chão do pomar livre das ervas daninhas e tendo produtividade.

Proprietários e moradores doam as mudas na maioria das vezes e alguns resultados já estão sendo observados.
 a idéia de se ter um pomar coletivo, além de abastecer os proprietários e funcionários de legumes e frutas é também dar oportunidade a algumas dessas pessoas a praticarem a jardinagem ali mesmo no seu local de residência.
aspecto da piscina com Ravenala ao fundo
 


 Familiares dos moradores, como o Sr. José formou e doou mudas de ipê para o condomínio.
a participação das pessoas neste importante processo é muito bem vinda!
 Esta imagem ao lado  mostra o córrego há 8 anos antes do reflorestamento promovido nesta área .
anteriormente um pasto sem mata ciliar, hoje se encontra totalmente fechado com a vegetação (abaixo)
córrego com mata ciliar atual
aspecto da entrada com portaria

aspecto geral da APP (área de preservação permanente)
Exemplos como este mostram que nem sempre a presença humana em determinado ambiente é prejudicial, neste caso a vegetação está agindo de maneira pró ativa para a conservação ambiental.

Os cuidados com o manejo são importantes para que a vida ali permaneça. Mas para isso é preciso muito trabalho !


MATIZA RIGOBELLO LIMA paisagista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vida contemplativa, nossa história

Após 22 anos de trabalho e implantação do meu espaço, o Vivaio Paisagismo, aqui na Fazenda São Luiz em Mococa (a fazenda é também chamada de "Mané da Chacara" , uma alusão a meu sogro querido Sr. Manuel Esmerino Ribeiro Lima, que aqui plantou seu amor à terra), sinto-me realizada quando pessoas aqui chegam e se encantam com o lugar!  Estou temporariamente cuidando desse tesouro, somos passageiros e tudo é circunstancial, não nos esqueçamos.    Alguns nos procuram para  sessões de fotografias seja para casais que esperam seus rebentos nascerem, , noivas , modelos ou simplesmente fotógrafos vêm tomar imagens neste cenário natural e histórico. Fico lijongeada por ter colaborado para isso! Tenho aqui uma coleção de plantas que foram garimpadas na vivência desses 22 anos, seja em visitas a outras fazendas, ou presentes dados por amigos , outros jardins visitados de clientes enfim... é uma jornada longa e prazeirosa esssa do paisagismo e da jardinagem. ...

Aquarelas e Patrimônio Histórico em Mococa

Casa Mollo , aquarela 2023 Capela Família Mollo no Cemitério Municipal de Mococa- aquarela 2023 Casa Rosa, construção tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. Projeto de Gherardo Bozani- aquarela 2022 Capela da santa Casa e Santa Casa de Misericórdia de Mococa, projeto de Gherardo Bozani